Administração pública é a gestão do conjunto de órgãos de serviços que o Estado deve prestar ao cidadão, seja na educação, saúde, cultura ou segurança pública. É a administração pública que determina quais são as leis e normas que devemos seguir para que haja organização e crescimento do país, dos estados e municípios, já que essa administração não é só federal.

Para os estudantes que desejam seguir carreira na área pública, é fundamental conhecer e entender como funciona essa Administração e o que pode ser feito para inovar e melhorar a gestão com efeito positivo sobre cada um dos setores sociais.

Preparamos esse artigo para elucidar quais são as funções da administração pública para você ficar por dentro de tudo antes de prestar a prova do seu concurso público.

Administração pública:

Como elucidado anteriormente a administração pública é um conjunto de normas e leis que organizam o estado visando o bem comum da sociedade e para atuar de forma consciente e justa como servidor público é essencial ter pleno conhecimento sobre tais determinações!

Existem duas maneiras de executar a administração pública: direta e indireta. Na forma direta, o estado exerce funções de gestão nos poderes legislativo, executivo e judiciário, enquanto na maneira indireta, o Estado transfere a terceiros o direito de gerenciar os bens comuns do páis, estado ou município.

Servidor público:

O Servidor público é um profissional contratado pelo estado através de concurso que deve servir ao povo, de modo a representar o cidadão e gerir seus interesses junto ao Estado de modo eficaz e justo.

Cidadão na administração pública:

O papel do cidadão na administração pública é de fiscalizar, cobrar e reclamar quando algo não está sendo feito como deveria, seja na saúde pública que está precária, ou na educação ineficiente, segurança pública pobre e cultura inexistente. A população deve estar atenta e requerer o melhor, pois eles dependem de bons cidadãos para auxiliar o trabalho do gestor.