Concursos públicos MILITARES acontecem todos os anos desde 1980 no Brasil, seja para o exército, marinha, aeronáutica, PRF e polícias estaduais.

Para ingressar em ambos os cargos de nível superior ou médio, é estritamente necessário passar por um concurso público.

O concurso público militar é dividido em algumas etapas, a primeira delas é o exame intelectual e/ou prova.

Existem outras etapas: exames médicos e avaliações físicas, alguns concursos exigem a comprovação da idoneidade moral da sua vida pregressa.

Tais concursos aceitam candidatos maiores de 18 anos, alguns selecionam candidatos até os 30 anos, outros aceitam até os 35 anos.

Aspirante de nível superior, podem chegar até o cargo de Coronel e em alguns casos chega-se à General.

Os candidatos sem nível superior ingressam no sistema público como Cabo e podem chegar até Sargento ou Tenente.

Exames, Preparação e Benefícios:

O exame intelectual, independente do nível que escolha muda pouco, em linhas gerais as disciplinas básicas cobradas são:

1 – matemática
2 – língua portuguesa
3 – história
4 – geografia
5 – redação

Alguns concursos cobram inglês, mas, não é uma obrigatoriedade.

Dependendo da especificidade do edital, cobram-se matérias como física e química. 

Sendo assim, dependendo da área que você escolha, acrescenta algumas disciplinas, outras não.

Os candidatos aprovados em todas as fases do concurso passam para a fase preparação interna nos quarteis das respectivas entidades.

Essas preparações podem demorar de 02 à 04 anos, durante o curso de formação você tem alguns benefícios, por exemplo: alojamento, alimentação, fardamento, Assistência médica, odontológica, psicológica e ajuda de custo.

Comece Estudar Agora Mesmo!

Sendo assim, se você deseja seguir uma carreira militar, essa é a hora de arregaçar as mangas e começar a estudar para a sua prova, todos os concursos estão bastante concorridos, pois, a procura ainda é muito grande, a primeira etapa é a prova, então, organize um cronograma de estudos baseado nas matérias que cairão na sua prova.

Não se esqueça que em todos os casos de concursos públicos militares cobra-se o TESTE DE APTIDÃO FÍSICA (TAF), sendo assim, você deve estar consciente de que o seu preparo físico é tão importante quanto o seu preparo intelectual para realizar todas as etapas do seu concurso.

Ou seja, você não pode se esquecer do seu preparo físico durante o seu preparo intelectual, pois, o TAF é quesito eliminatório neste tipo de certame.

Indicamos a MAIOR PLATAFORMA de conteúdos para concursos do Brasil!