Sempre que um edital é publicado, a noticia muda totalmente a dinâmica dos estudos, sendo assim, é necessário que você faça alguns ajustes na maneira de estudar.

Antes do edital o estudante domina o tempo que tem para estudar, devido a esse domínio do tempo acaba estudando com calma todas as disciplinas e gradativamente se aprofunda em cada matéria, a grande questão é que depois da autorização do edital ele pode sair a qualquer momento, não seguindo necessariamente uma ordem cronológica e o prazo de estudo é relativamente curto, em média são três meses, é nessa hora que você deve focar no sprint final dos seus estudos.

Você sabe o que deve estudar?

1 – LEIA O EDITAL ATENTAMENTE

É muito importante ler com MUITA atenção integralmente as resoluções do edital e logo em seguida fazer uma análise detalhada do conteúdo, pois, a tendência da grande maioria dos estudantes é ler superficialmente as resoluções, se você faz isso está cometendo um grave erro, pois, dessa maneira você pode deixar passar alguma informação de suma importância que lhe ajudará a decidir se fará ou não a prova do concurso, e, principalmente se você tem todos os requisitos para o cargo.

Após a publicação do edital é muito importante que você faça uma análise das matérias que constam na prova, principalmente se existem matérias novas em relação ao edital passado, fique atento, pois algumas matérias recebem nomes novos, mas, o conteúdo é o mesmo, e, não se esqueça de anotar as datas de inscrição, aplicação das provas, critérios de aplicação e principalmente o local da sua prova.

2 – FAÇA UM CRONOGRAMA DOS SEUS ESTUDOS

O tempo entre a publicação do edital e a aplicação da prova, geralmente varia de dois à três meses, e é nesse tempo em que a preparação do estudante deve se intensificar, sendo assim, é extremamente necessário que você faça um planejamento minucioso do material que deve estudar, pois, esse planejamento estratégico de “como”, “quando” e principalmente “o que” você deve estudar, como o tempo de estudo é menor você deve usar o seu tempo com MUITA inteligência.

3 – FOCO NAS MATÉRIAS QUE NÃO DOMINA

Quando um edital é autorizado independente se o concurso é o mesmo, o que vai diferenciar um conteúdo do outro, principalmente é o cargo para o qual está estudando, pois, nem todos os cursos possuem os mesmo pesos e quantidades de questões. Sendo assim, antes de começar a estudar, selecione as matérias e tópicos que vão cair na prova e calcule aproximadamente quantos dias você tem para estudar até o dia da prova. E, como provavelmente você não conseguirá estudar todas as disciplinas, deixe de lado as que você tem um certo domínio, foque nas disciplinas específicas que tenham um número de questões ou peso relevante.

4 – ESTABELEÇA HORÁRIOS DE ESTUDO

A partir da data de publicação do edital você consegue planejar o tempo que tem para estudar até a data da prova, a partir dessa definição, escolha os materiais que você vai usar e defina em quais horários do dia você vai se dedicar totalmente a sua preparação, cumpra os seus horários, foque nas suas metas. É importante você conciliar suas tarefas diárias com o seu cronograma de estudo.

5 – RESOLVA O MAIOR NÚMERO DE QUESTÕES POSSÍVEL

Sabemos que o tempo disponível para estudar está cada vez menor e que você está cada vez mais preocupada com a falta de tempo em detrimento a quantidade de matérias que deve estudar, mas saiba, é essencial que você separe um tempo no seu cronograma de estudos para resolver as questões especificas da banca do seu concurso. Sendo assim, foque nas questões que não domina ou errou em simulados passados.

6 – FAÇA PROVAS SIMULADAS

Para você que está estudando para concursos é muito importante que faça provas simuladas do concurso que está desejando, pois, seguindo aquela velha máxima de que “treino é treino e jogo é jogo”, então, você pode usar, por exemplo, os sábados para fazer as provas simuladas, depois da publicação do edital você terá no mínimo oito sábados para fazer simulados até o dia da sua prova.

7 – SEMPRE REVISE O SEU CONTEÚDO

Após a publicação do edital você tem de dois a três meses para estudar, ou seja, você tem tempo de sobra para revisar todas as matérias que foram estudadas ao longo da sua preparação, sendo assim, tire os últimos quinze dias da sua preparação e dedique-se exclusivamente à revisão do conteúdo que foi estudado até então. Pois, rever as disciplinas é tão importante quanto estuda-las, pois a revisão ajuda a fixar as informações mais importantes.

8 – DESCANSE A SUA MENTE!

Para que o conteúdo estudado seja absorvido de maneira mais proveitosa é essencial que você descanse a sua mente, na reta final dos estudos não adianta estudar mais que oito horas seguidas, pois, o seu cérebro ficará sobrecarregado e não absorverá o conteúdo da maneira que deve, sendo assim, o descanso é tão importante quanto a dedicação aos estudos para a sua saúde física e principalmente a mental, que é a que você mais precisará nesse período.