Não é novidade que a rotina de uma concurseira não é nada fácil, some isso à realidade de quem concilia os estudos com a grande atribuição, por mais difícil que seja não dá para deixar de ser mãe só porque você resolveu prestar um concurso, sendo assim o segredo é aprender a conciliar essas duas atividades, sem deixar de dar atenção que os filhos precisam, nem deixar de estudar adequadamente. É importante saber que os seus filhos não são um problema, eles são a razão do seu sacrifício, e no fim, depois da sua aprovação a sensação de satisfação é incomparável. E, para atingir esse objetivo é importante você:

– CRIAR UMA ROTINA DE ESTUDOS!

A primeira coisa a fazer é se adaptar e planejar a rotina de estudos de acordo com a rotina dos seus filhos, pois, eles têm horário de mamar, tomar banho, comer e dormir; já as crianças maiores têm escola, atividades esportivas, curso de inglês. É fundamental encontrar brechas nessa rotina e montar um cronograma de estudos a partir dele, pois, sempre é possível arrumar algum tempo, principalmente quando eles não estiverem precisando totalmente da sua atenção.

NÃO RECUSE AJUDA!

Não se desespere por não ter o tempo adequado para estudar, você já tentou pedir ajuda para a sua família? A ajuda deles é essencial para que você consiga organizar melhor o seu tempo em prol dos seus estudos,  o primeiro passo é reunir os familiares para ter uma conversa franca, explique os reais motivos que te levaram a tomar essa decisão, as pessoas costumam respeitar os sonhos dos outros, porém, o mais importante nisso tudo é você se levar a sério antes de exigir que outras pessoas façam isso, sendo assim, respeite os seus horários de estudo, assim sua família vai enxergar que você está realmente determinada e sentirá orgulho em te ajudar.

– BUSQUE MOTIVAÇÃO NA MATERNIDADE!

É normal ouvir reclamações de mães acerca da dificuldade de ter filhos e estudar, é nessa afirmação que reside o grande erro, pois, os seus filhos devem ser a grande motivação para focar nos estudos com mais afinco! Quer motivação maior que ser mãe? Pensar em proporcionar uma vida digna aos filhos é uma razão bem forte para superar as dificuldades e buscar qualidade de vida, boa educação e uma vida estável para todos deve ser o seu maior incentivo.

– NÃO DEIXE DE BUSCAR ALTERNATIVAS!

Geralmente as pessoas estudam da maneira tradicional, assistindo aulas presenciais ou online, lendo livros, apostilas e resolvendo exercícios. Porém, se você tiver um bebê pequeno, que precisa da sua atenção o tempo todo, você tem que encontrar maneiras de contornar essa situação para pode estudar, nesses casos, aulas em áudio são uma boa solução, principalmente para quem tem o tempo escasso, ou precisa estar o tempo todo conciliando os estudos com outras atividades.

– SEJA PACIENTE!

Todo grande projeto exige o tempo adequado para a sua realização, dificilmente conquistamos os objetivos mais complexos da noite para o dia, é importante entender que você vai conquistar a sua aprovação no momento certo e o grande segredo para que você seja aprovada é ter persistência diária, então procure manter um ritmo de estudos saudável e que te proporcione o mínimo de qualidade de vida enquanto você estiver na condição de mãe e de estudante.