Passei pela prova teórica, agora vem a TAF! O que devo fazer?

Muitos concursos públicos exigem um TESTE DE APTIDÃO FÍSICA para aprovação final do candidato, essa parte da avaliação pode ser a maior dificuldade para muitos dos alunos e alunas que priorizam tanto o aprendizado teórico que acabam deixando de lado a grande importância do teste de aptidão física.

É muito importante que a sua preparação física seja de médio a longo prazo, pois o condicionamento é algo que deve ser conquistado exponencialmente e isso é algo que exige tempo e esforço, porém também uma saúde de qualidade.


SEPARAMOS CINCO PASSOS PARA MANDAR BEM NO TAF!

  1. PROCURE UM ESPECIALISTA!

Um dos maiores dilemas no processo de preparação para o TAF é a falta de auxílio de um profissional especialista, seja ele um médico ou um profissional de educação física. Pois, por mais que o candidato esteja com a saúde OK para o teste, é preciso consultar um médico nesse processo, a fim de que este o leve a uma dieta e baterias de exercícios adequdas.

  • ALONGUE-SE!

Antes de começar os treinos para o teste de aptidão física, é importante o aquecimento, ANTES E DEPOIS DO TREINO, pois tais aquecimentos são responsáveis por estirar  os músculos que possam estar atrofiados e também ajudarão a não ficar com nenhum tipo de dor muscular depois do término do treino. Por isso são de suma importância para as preparação ao TAF!

  • TREINE FLEXÕES!

Uma dos testes mais difíceis da prova de aptidão física é a parte das flexões na barra fixa, saibam que é importante é treinar todos os dias. Essas flexões podem ser realizadas em lugares como praças, parques, praias academias. Em alguns concursos, esse exercício é cobrado apenas ao sexo masculino, enquanto em outros é cobrado a ambos os sexos. Por isso, é imprescindível conferir devidamente tal informação antes de começar a se preparar para o TAF.

  • SIMULE TESTES!

Depois de praticar ao longo dos meses, durante no mínimo três dias por semana, todos os exercícios que serão cobrados pelo TAF, é interessante realizar SIMULAÇÕES completas do teste. As simulações auxiliam tanto na preparação física quanto mental, e ajudam a cronometrar o tempo preciso de toda a prova.

  • MANTENHA O FOCO NA RETA FINAL!

Apesar da preparação para o teste de aptidão física levar vários meses, a semana do teste é a mais crucial de todas, pois, nessa última semana, é MUITO IMPORTANTE ter MUITA atenção com a sua alimentação, com a qualidade do seu sono e até mesmo na quantidade de exercícios físicos praticados, o aconselhável é  diminuir o ritmo nos últimos dias e evitar qualquer atividade excessiva.

Foque no teste e boa prova!