1 – TENHA ATITUDES POSITIVAS!

Pense em uma criança aprendendo a andar, o início é desastroso, devido ao desequilíbrio, tombos e obstáculos no caminho, mas nem por isso ela deixa de tentar, até conseguir! A mesma coisa acontece com você que está estudando para algum concurso e é nessa fase que começam a surgir inúmeras desculpas para procrastinar e postergar o inícios dos estudos, devido ao medo do novo, então é normal que comecem a surgir pensamentos: “Esse concurso é muito difícil, não sou capaz!”. Nesses momentos de insegurança é muito importante lembrar que o seu pensamento positivo é quem vai te ajudar rumo à aprovação! Acredite no seu potencial e foque no que você quer para o seu futuro!

2 – CRIE UMA ROTINA DE ESTUDOS!

Organize os seus estudos com antecedência, para você que está estudando para um concurso e precisa focar totalmente nos seus estudos é essencial que você saiba exatamente o que deve estudar e em qual sequência deve fazer, ou seja, manter a sua rotina de estudos organizada é uma das principais chaves para alcançar o seu sucesso! Portanto, todo domingo organize o que irá estudar no decorrer da sua semana e siga o seu planejamento! Mantenha o foco nas suas tarefas diárias, não descumpra o seu cronograma, pois, é ele quem vai te auxiliar no caminho até a sua aprovação! Ou seja, para ter um bom desempenho no concurso que está prestando é essencial um planejamento de médio para longo prazo, mantenha-se focado no seu planejamento e cumpra o seu planejamento.

3 – DEFINA SUAS METAS DE ESTUDOS!

Quando for estudar um conteúdo defina quais serão suas metas, por exemplo, caso você vá estudar matemática, por exemplo, defina que durante o dia você irá estudar dois capítulos e que irá resolver no mínimo 50 questões sobre a matéria, essa disciplina irá te auxiliar na manutenção do foco em seu objetivo, ter tudo pré-estipulado é um ótimo mecanismo para manter o seu cérebro ativo! Ou seja, leia o material, faça resumos, resolva exercícios e sempre revise o material que estudou, dessa maneira você estará acostumando o seu cérebro a manter uma rotina fixa de estudos! Essas pequenas conquistas são essenciais para o seu bom desempenho da prova que irá prestar.

4 – CUIDE DA SUA SAÚDE MENTAL!

Saiba que para o seu cérebro funcionar de maneira mais eficaz ele necessita de um tempo! Ou seja, mantenha o seu cronograma de estudos, mas, não deixe de fazer atividades que lhe dão prazer, portanto não deixe de assistir sua série favorita, não deixe de praticar exercícios físicos com regularidade, assista o jogo do seu time, brinque com os seus filhos, saia e respire ar puro! Se você sobrecarregar o seu cérebro o conteúdo não será absorvido da melhor maneira e isso acabará prejudicando o potencial do seu resultado! Sendo assim, saiba diferenciar qual é a hora de manter o foco nos estudos e qual é a hora de relaxar e deixar de lado, ao menos por um tempo, os seus estudos! Esse habito é extremamente saudável e com toda certeza ajudará muito no seu processo de estudos e aprovação.